Emdagro leva programa de horta orgânica para Apae Aracaju

26/10/2023
13:39:35

“Hoje estou vivendo a realização de um sonho que já venho almejando há quase 8 anos.”, disse a educadora Rita de Cássia, responsável pela oficina de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Apae Aracaju. “Diante das nossas possibilidades e dos recursos disponíveis eu acabava proporcionando para os assistidos só a parte teórica do que seria a sustentabilidade e os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Agora, com essa parceria da Emdagro com a Apae e com essa construção de uma horta na instituição, nosso trabalho será feito de forma prática.”, conclui. 

Nesta quinta-feira (26), representantes da Emdagro estiveram na Apae Aracaju para uma reunião de implantação do programa “Cultivando Hortas: alimento seguro e saudável na mesa”. Esse projeto já é instituído pela empresa em outras instituições, escolas e comunidades rurais, e chega agora à unidade apaeana de Aracaju. O objetivo é trazer alimentos orgânicos para os usuários e aproximar a relação deles com os alimentos que irão consumir. 

Apesar do projeto, material e construção serem da Emdagro, o diretor técnico da empresa ressalta a importância dos assistidos e profissionais da Apae para manutenção da horta. “A gente entra com a semente, a muda, assistência técnica, colhida e interação. Mas para que esse processo continue tendo sucesso ele também vai depender muito da participação dos envolvidos. A Emdagro vai estar a disposição sempre que precisar acompanhar, mas nós precisamos muito desse contato.” diz Jean Carlos, diretor técnico da Emdagro. 

Os assistidos já estão animados com a nova ação e já começaram com o plantio de alface e beterraba. Anderson Moura, usuário da Apae, diz estar muito feliz pois esse contato com a terra fará muito bem tanto para ele quanto para os colegas. “A gente vai plantar tudo e depois vai ver crescer. A gente vai vim aqui molhar elas todos os dias e quando já estiverem grandes a gente vai poder comer. Esse contato com a natureza é tudo que a gente queria porque isso é uma terapia”, relata Anderson. 

“Eles vão poder colher aquele alface, fazer a sua salada e saber que aquele produto não levou nada de agrotóxico. Então ele vai poder chegar ali e fazer a colheita de um tomate, o tomate que é um dos alimentos que se aplica mais agrotóxicos, e comer de forma mais saudável e sem perigos para sua saúde.” ressalta o diretor técnico da Emdagro. 

A educadora Rita se mostra contente e ansiosa  para ver os resultados dessa ação. “Essa participação deles em todas as etapas vai desenvolver uma relação mais amorosa deles com os alimentos, pois irão ver de perto todo o processo de crescimento de uma planta, não é só chegar e comer aquilo que está no prato sem saber de onde veio. Tudo que for cultivado aqui vai para a cozinha da Apae e uma parte deles vão levar para casa também, para compartilhar com a família todo o trabalho que tiveram e incentivar o plantio e cultivo fora da instituição”.